segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Comunidade Negra Comemora a Semana Nacional da Consciência Negra

Os Promoters Eucleni Filho, Carlos Pereira, Fundação Municipal Zumbi dos Palmares – FUMZUP, Paróquia de São Benedito e o Palmeira Club realizam a Semana Nacional da Consciência Negra.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares e procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão.



A semana foi agraciada pela ilustre presença do terno de Moçambique Camisa Rosa Mirim coordenado por Maria das Graças Silva e pelo capitão Francis Luce, Moçambique Camisa Rosa adulto coordenação capitão Mario Afonso da Silva, Moçambique Lua Branca coordenado por Maria Senhora Domingues (Dona Senhorinha) e pelo capitão Claudio Domingues Martins, Moçambique Águia Branca coordenação capitão Nilo Prudêncio, Congo Real coordenado pelo Anastácio e Congo da Libertação coordenação capitão Willian Candido.
Na Paróquia de São Benedito, no dia 17 aconteceu a Missa Afro o Padre Júlio Cesar popular Pe. Axé comandou a celebração, que começou às 19h. A liturgia católica foi mantida, mas com adaptações, como uso de indumentárias típicas, uso de instrumentos de percussão e danças no estilo dos rituais da cultura negra.
A Palestra com o tema Direitos e Deveres do Negro Perante a Sociedade ocorreu no dia 18 e foi proferida pelo Professor Gilberto Neves, às 20h no Palmeira Club visando a inserção do negro no mercado de trabalho, lideranças negras, cidadania política e identificação de etnia, cheganda até o negro e a sucessão municipal. após a palestra deu início a 3° edição do Concurso Beleza Negra, sob a direção do Professor Eucleni Filho.



O Presidente do Palmeira Club, Wilsomar Paixão do Amaral, com alegria e satisfação recebeu o público que esteve na comemoração ao dia da Consciência Negra.
Segundo a Presidente da FUMZUP Luzia Eterna Ribeiro, a Semana da Consciência Negra é importante para ressaltar a luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade e ao respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e da nossa cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.
Os promoters Carlos Pereira e Eucleni Filho, enfatizaram que a Semana da Consciência Negra ficará registrada na história da Comunidade Negra, onde houve uma unificação entre as raças para celebrar o rei e líder Zumbi dos Palmares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário